Blog

Universidade – Como garantir a dos seus filhos

17 de dezembro de 2018
1 Comentário

Uau! Universidade é coisa séria gente …uma pesquisa realizada pelo IDados – Inteligência Analítica revela que mais da metade dos estudantes universitários abandonam os cursos antes de se formarem. E olha que estamos falando em oito milhões de universitários.
Em meu artigo anterior – Expectativa dos Pais sobre a Carreira dos filhos – Cinco Dicas Práticas – abordo parte desse tema. Na verdade, faço um relato do que acontece ou deveria acontecer antes da universidade. Apresentei algumas dicas que poderiam de certa forma, evitar ou amenizar esses dados.
Entretanto, a pesquisa vai além de uma simples questão de escolha. Ela mostra que o motivo das desistências, em sua maioria é por questões financeiras.
Porém, não podemos nos enganar. Dos três maiores motivos, os outros dois são: dificuldades em acompanhar às disciplinas do curso e decepção com a escolha feita.
E aí! Acertei na mosca. As dicas que apresento em meu artigo ajudariam em muito a proporcionar aos universitários, maior assertividade em suas escolhas e talvez reduzir estes índices estatísticos.

Mas, o que podemos aprender com tudo isso?

Podemos aprender que, apesar de o universo universitário não se resumir em apenas jovens adultos, eles são os mais afetados no momento da escolha do curso. E o auxílio dos pais pode sim, respeitando todos os limites, evitar uma possível desistência.
Outro ponto, o nosso modelo de ensino precisa, urgentemente, ser reavaliado e atualizado. Nossos cursos universitários são rígidos e engessados. O que dificulta em muito a migração entre os cursos.
Podemos citar também que um bom planejamento pode evitar alguns contratempos, e agora estou falando de planejamento financeiro. E esse aspecto tem muito a ver com os pais, com a família.
Naturalmente que nem toda família conta com renda suficiente para planejar os estudos dos filhos. Fato! Contudo, o que mais acontece é mesmo a desatenção dos pais para o futuro profissional deles.
E aqui quero deixar mais uma dica que não é uma novidade, mas de extremo valor.

Planejamento financeiro para universidade

Se vocês, pais, ainda não começaram a fazer uma poupança para os estudos dos seus filhos, comece hoje mesmo. Não precisa ser altos valores, um pouco que você conseguir, disciplinadamente, guardar todo mês, certamente irá fazer muita diferença no futuro.
Eu não sou da área financeira e confesso entender quase nada sobre. Mas, veja uma simulação que encontrei no site da Infomoney.
Se você tivesse poupado cem reais todo mês durante 18 anos à taxa de juros médio da poupança de 0,55% ao mês. Ao final desse prazo você teria mais de quarenta mil reais. Talvez não fosse o suficiente para um curso universitário mais caro, mas é um valor significativo para no mínimo garantir a formação do seu filho.
Certo, a vida não está fácil! Então deposite menos mensalmente. Qualquer valor que conseguir juntar para o futuro será de grande valia para garantir a universidade.
Nossa! Nunca imaginei que estaria dando dicas de finanças para alguém. Mas, se até eu que não domino nada de finanças consigo visualizar tal cenário. Certamente para você será muito mais fácil.
Vamos lá! Tome a decisão de garantir um futuro melhor para os seus filhos.
Gostou do texto? Acha que ele pode ser importante para seus amigos?
Compartilhe em suas redes sociais. Tenho outros artigos em meu Blog.
E se você me permitir. Até a próxima!
Adriana Oliveira

COMENTÁRIOS:

C
Coach Young
[…] em meu último artigo: Universidade – Como garantir a dos seus filhos, faço uma menção a números, que me impressionaram muito, trazidos por uma pesquisa realizada […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*