Blog

Estudar – 3 dicas para estimular seu adolescente!

26 de agosto de 2018
1 Comentário

Quantas pessoas você conhece que gosta, verdadeiramente, de estudar?
Naturalmente que não são assim tão raras, mas, está longe de ser a maioria.
Provavelmente você conhece algumas, e olha que mesmo assim, parte delas dizem que gosta apenas para te impressionar. No fundo, não gostam tanto assim.
Se para nós adultos estudar não é algo natural, estudamos mesmo quando somos obrigados. Para os adolescentes não é diferente.
Contudo, não podemos dizer, genericamente, que adolescentes não gostam de estudar. Conheço muitos que gostam, são garotos e garotas dedicadas, se debruçam nos livros e passam horas concentradas nos estudos. Mas, também conheço os que não apreciam nem um pouco essa prática.

Extremos Culturais

Longe de ser unanimidade, gostar ou não de estudar, depende de muitas coisas.
Acompanhe-me neste comparativo!
Você sabia que estudantes japoneses frequentam as aulas e se dedicam aos estudos mesmo quando estão doentes ou indispostos? Isso acontece, em parte, devido a sua cultura competitiva.
Eles acreditam que faltando às aulas ficarão em desvantagem aos demais estudantes. Por essa razão, evitam a todo custo faltarem, e aproveitam o tempo fora da escola para ampliarem seus conhecimentos.
Eles possuem um, ou vários motivos para estudar!
Sei o que está pensando! Igualzinho a nós brasileiros, certo?
Menos! Nossa cultura é o extremo oposto ao deles. Não levamos os estudos a sério e nem nos dedicamos o suficiente. Infelizmente ainda não encontramos o nosso motivo.
Bem, há quem diga que eles são exagerados. Particularmente concordo em algumas partes, mas não precisávamos ser tão displicentes!
Sempre existe um meio termo, um ponto saudável. Afinal, precisamos saber mesmo é dividir nosso tempo com tudo que nos é necessário e prazeroso.

Como então gostar de estudar?

Quero deixar aqui algumas dicas que podem estimular os estudos. Apesar de me referir principalmente aos adolescentes, creio que sirva para qualquer pessoa.

Dica Um – Estudar é interesse.

É preciso ter motivo para estudar, salvo raras exceções, a maioria de nós estuda e se dedica quando existe uma recompensa que queremos muito. Portanto, minha primeira dica é encontrar um motivo. Para o seu adolescente, procure estimula-lo referindo-se às vantagens que poderá ter ao se dedicar aos estudos.
Procure coisas que ele goste e invista nelas. Por exemplo:
Adolescentes adoram namorar, mas nem todos têm habilidades para conquistar seu par, talvez por medo, vergonha, timidez. Mas, se ele estiver seguro do conhecimento que adquiriu com os estudos, poderá ficar mais a vontade e terá mais bagagem para conduzir um diálogo e se mostrar interessante ao outro. Tem a ver com a autoestima.
Descubra as coisas que o seu adolescente gosta e crie relação com os estudos. Dê lhe um motivo ou ajude-o a descobrir o dele.

Dica Dois – Descubra seu melhor horário

Muitas pessoas tem o hábito de adiar tudo que precisam fazer. Talvez por estarem fazendo as coisas nos momentos errados.
Todos nós temos um momento do dia em que somos mais produtivos e estamos mais dispostos. Uns pela manhã, outros à tarde ou à noite. Descubra qual é o melhor horário do seu adolescente. Em que momento do dia ele está mais ativo e peça para ele fazer um teste neste horário.
Deixe claro que ele não precisa passar duas ou três horas estudando. Se ele for produtivo neste intervalo, 30 ou 40 minutos serão o suficiente para absorver todo o conhecimento. Concentrados, somos mais produtivos.
Os resultados falarão por si.

Dica Três – Ajude alguém a estudar

Todos nós gostamos de ser úteis. Faz um bem danado para nossa autoestima.
Essa dica é a de encontrar alguém que o seu adolescente possa ajudar com os estudos. O irmão ou a irmã, sobrinhos, primos. Não precisam necessariamente ser menores, basta que ele seja convidado a dar uma força.
Só o fato de estar concentrado em ajudar alguém, sem perceber ele estará adquirindo o hábito dos estudos. Com o tempo isso se tornará automático a ponto de sentir falta se não estiver em contato com um livro ou um conteúdo que lhe traga novos conhecimentos.

Dicas garantidas?

Bem, certamente que não há garantias. Afinal, somos diferentes e temos estímulos diferentes. Mas, esse pode ser um caminho.
O que devemos mesmo entender é que para estudar precisamos ter um motivo. Ninguém faz nada sem um motivo, nem mesmo levantamos da cama pela manhã.
Gostou do texto? Acha que ele pode ser importante para seus amigos? Compartilhe em suas redes sociais. Tenho outros artigos em meu Blog.
E se você me permitir. Até a próxima!
Adriana Oliveira

COMENTÁRIOS:

C
CLEO Mendes de Paula
Muito legal este conteúdo, amei as dicas... a dica 3 é a cara do meu filho, ele adora ajudar os amigos a estudar, realmente funciona. Parabéns Coach Young pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*