Blog

Compromisso e Responsabilidade

20 de abril de 2019
Nenhum comentário

Já ouvi inúmeras vezes os pais dizerem aos seus filhos que eles não têm e não assumem compromisso e responsabilidade com nada.
É fato, o jovem adora passar a imagem de que não está nem aí para nada. Sempre despojado, meio avoado, parece que o mundo para ele é totalmente diferente e nada mais importa a não ser ele mesmo e seus amigos.
Entretanto, não é exatamente assim que as coisas são. Primeiro, porque nem todos os jovens são assim, mesmo que boa parte deles seja. E depois, existe neste contexto, uma imagem, um personagem criado pelo adolescente de alguém que eles gostariam muito de ser, mas que, invariavelmente, eles não conseguem ser.
Esse fato demonstra o quanto o jovem é compromissado e responsável. Ele só não assume ser assim por não entender, exatamente, o que isso significa, para que isso serve e por que é tão importante para você.

Sinais de compromisso e responsabilidade

O primeiro compromisso e responsabilidade que o jovem tem é consigo mesmo. E esse compromisso é tão forte que ele tenta acertar o tempo todo em tudo que faz. Estão muito preocupados com a imagem pessoal que passa para os outros, com os seus sentimentos e emoções e com os seus amigos.
Preocupam-se em ser aceitos, em fazer parte de um grupo, em desempenhar o seu papel de cidadão em uma sociedade, mesmo que restrita. O jovem e os próprios pais, não percebem que isso é um compromisso e uma gigantesca responsabilidade. Afinal, eles estão em formação e as questões sobre suas relações com o mundo é a principal competência que irá desenvolver e que lhe servirá para toda a vida.
Além disso, o jovem também tem compromissos com os seus pais ou com os seus responsáveis. Prova disso, são as próprias discussões familiares, muito comum nessa fase. Parece estranho dizer que uma discussão seja uma demonstração de se importar. Mas, se assim não fosse, as discussões não existiriam, simplesmente porque eles não se importariam com opiniões ou regras.
Eles se importam sim, só não concordam, na maioria das vezes, com as imposições. Característica própria da idade, da fase adolescente.
Outro sinal da responsabilidade e compromisso dos jovens é em relação à escola e aos estudos. E mais uma vez! Aquele sentimento de derrota e tristeza ao tirar uma nota baixa, ou levar uma advertência da direção da escola é sinal claro de que isso os incomodou e que eles têm plena consciência de que falharam em suas responsabilidades.

Os jovens sabem

Os jovens sabem que lhes foram confiados algumas tarefas importantes. Contudo, o não cumprimento destas tarefas não é, necessariamente, falta de compromisso. Suas mentes estão borbulhando com tantas informações externas. Eles, na maioria das vezes, se sentem incapazes de atender a tantas expectativas depositadas sobre eles.
Bem, mas como fazer com que essa situação se torne mais leve, tanto para os jovens, quanto para os seus responsáveis?
Simples! Diga tudo isso a ele. Mostre a ele que você compreende o seu momento e que está ali para apoia-lo, e se ele assim desejar ajuda-lo no que for necessário.
Concorda?
E se você permitir. Até a próxima!
Adriana Oliveira
Gostou do texto? Acha que ele pode ser importante para seus amigos?
Compartilhe em suas redes sociais. Tenho outros artigos em meu Blog.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*